terça-feira, 11 de junho de 2013

VINCENT: O EMBRIÃO ESTÉTICO DE TIM BURTON



Datada de 1982, a primeira produção fílmica em curta-metragem do diretor norte-americano Tim Burton, é sem dúvida alguma a origem notória de tudo o que viria a ser o estilo gótico de horror tragicômico no cinema moderno.
A mescla de aspectos que levam o público a sensações de terror psicológico bem como a de riso, traduzem certas inconstâncias d'alma humana, que ali buscam ser costuradas com a linha do nosso imaginário fantástico. Quem nunca se imaginou querendo matar alguém? Sentimentos contraditórios, terrificantes, sonhos funestos, influências múltiplas (tanto do Romance gótico à la Poe do século XVIII, quanto dos contos de fadas de tradição oral) são alguns dos ingredientes fundamentais usados por Burton a fim de nos transferir de súbito para o mundo íntimo dos nossos desejos mais pavorosos. 
Com uma duração de 6 minutos, o curta retrata a anseios de um jovem garoto chamado Vincent. Desejoso em ser como o ator de filmes de horror Vincent Leonard Price Jr, ele se imagina como um ser à parte em um mundo contrário a sua real condição de garoto normal. Lembrando que o enredo conta com a autoria do próprio Burton na voz inconfundível do ator Vincent Price.


Nenhum comentário:

Postar um comentário